quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gente ajudando gente

Então pessoal hoje estou aqui para falar uma coisa que tem me impressionado: a solidariedade do imigrante (pelo menos dos brasileiros que vão para o Canadá).
Desde quando decidimos correr atrás de uma vida no Quebec tenho visitado inúmeros blogs e fóruns. Nessas andanças pelo mundo virtual venho descobrindo histórias incríveis de brasileiros se ajudando.
Fico pesando: isso pra mim não é comum, aqui no Brasil o povo é bem hospitaleiro e tudo, mas não chega nem perto de grande parte dessa galera que vai/ou já está no Canadá. Provavelmente isso ocorre pelo fato de que tudo lá é novo, o que nos faz ter medo da solidão, de não conhecer ninguém, de não ter ninguém para ajudar, apoiar. Mas os motivos não importam muito, o interessante é que pessoas que provavelmente você nunca teria contato aqui, se tornam verdados familiares por lá.
Já li vários casos de gente que sai do Brasil com quase tudo ajeitado por lá. Isso porque o pessoal que já está lá se dispõe a sair e verificar se o apartamento visto na internet é realmente bom, se o bairro é legal, enfim... são coisas que nós aqui não estamos tão habituados. É claro que são casos de pessoas que se tornaram amigas no meio do processo, o que pra mim não faz perder o encanto do amor ao próximo. :P
Mesmo aqui no Brasil a ajuda é enorme, quer tirar dúvidas sobre o processo, sobre a cultura de lá, os estudos lá? Tem sempre uma boa alma que também está no caminho do Canadá para te ajudar. Aqui mesmo em BH já descobrimos um grupo de imigrantes, o Quoi?!, a galera está sempre disposta a colaborar, não tem tempo ruim (mas esse grupo é tema para um post futuro, merece um post só pra ele rs).
Bom mas o que importa mesmo, é que já percebi o quanto é importante embarcar nessa onda de se ajudar, o que nada mais é que consequência dos sintomas de imigrante hahahaha, com o tempo você simplesmente sente a necessidade de ser útil.
Isso na verdade se torna primordial, pois ajuda a diminuir a saudades daqui do Brasil, ter amigos por lá é como levar um pedacinho do nosso país conosco. Então meu conselho é: antes de ir procure criar laços com pessoas que estão indo pro mesmo lugar que você, pois eles serão sua família nas terras onde é TUDO GELADO. rssss

Abraços!

Um comentário:

  1. Ter amigos por lá... criar laços... e fazer propostas para os amigos daqui irem também é muito bom...
    Vou guardar seus bilhetinhos pra sempre viu...
    Amo muito tudo isso! também quero ser um picolé...

    ResponderExcluir